Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorda sim, mas com Humor!

Sou uma Ex-Obesa Morbida e criei este blog apenas para que a minha experiencia possa ajudar e esclarecer quem tambem sofre desta doença

Perguntas e Duvidas

 Com intuíto de responder a algumas dúvidas ou curiosidades que surjem do antes e depois da cirúrgia, criei este espaço baseando-me nas perguntas mais frequentes que me são feitas. 

Espero que encontrem aqui algumas respostas ás vossas dúvidas.

Contudo, caso não as encontrem, poderão sempre colocá-las por e-mail, que prontamente aqui responderei.

 

ATENÇÃO
Todas as respostas são baseadas na minha experiência pessoal, das minhas pesquisas e de todas as informações dadas pela minha equipa médica.
A leitura deste blog não dispensa as orientações do vosso médico, para vosso bem respeitem-nas!   

 

sorriso.gif

 

sorriso.gif O que é Obesidade Mórbida?


Denomina-se obesidade uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde. No entanto apenas é considerado Obesidade mórbida quando ocorre que o peso da pessoa ultrapasse o valor 40 no índice de massa corporal - (IMC).
Se quiserem saber o vosso IMC, calculem  aqui

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Quais os primeiros passos que devo dar para fazer uma cirurgia destas?


A primeira de todas atitudes é pesquisar muito e informarem-se!
Depois, aconselhem-se com o vosso médico de familia, oiçam a opinião dele pois ele como ninguém, conhecerá o vosso historial clinico
Procurem com calma e não aceitem um médico que não vos transmita confiança. É essencial que sintamos do medico cirurgião segurança.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Quem está indicado para fazer uma Cirurgia de Obesidade?
Esta cirurgia é indicada para obesos que sem sucesso fizeram várias tentativas de perda de peso, com orientação médica e têm um IMC superior a 40. No entanto, pessoas com IMC acima de 35 e que tenham co-morbidades comprovadas também poderão ser indicados para a cirurgia.
Se quiserem saber o vosso IMC, calculem aqui

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gifO que é Gastroplastia?
O termo "Gastro" vem de estomago e "plastia" de plástica, logo literalmente, é uma plástica ao estômago que é realizada nos obesos mórbidos. Esta cirurgia é também chamada de Cirurgia Bariátrica. O tratamento cirúrgico não envolve a remoção de tecido adiposo por sucção ou corte. Esta cirurgia consiste em reduzir: o reservatório gástrico e/ou a absorção intestinal.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gifO que é necessário para se ser operado/a?
Embora existam excepções de um modo geral os candidatos à cirurgia terão que ter:
1. Tentativas de redução de peso com orientação médica sem sucesso.
2. Ausência de doenças graves, com riscos inaceitáveis para cirurgia.
3. Estar com IMC de 40 ou mais.
4. Passado na avaliação psicológica e nutricional que é feita.
Quem tenha um IMC menor de 40(+ de 35 e até 39), poderão ser submetidos a cirurgia em casos especiais.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gifQual a diferença entre a cirurgia de "barriga aberta" e a cirurgia dos "furinhos"?
A cirurgia dos "furinhos" (bariátrica) é mais demorada, pois terão que manipular vários aparelhos vendo tudo atravéz de uma camera. É uma cirurgia de recuperação rápida e sem dor e com cicatrizes mais pequenas.
A cirurgia de "barriga aberta" já é pouco usada, pois embora seja mais rapida e consigam ver os orgãos a olho nú, a cicatriz é maior e a recuperação mais lenta.

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Quem tem hérnia de hiato, pode fazer esta cirurgia?
Sim. A cirurgia para tratamento da obesidade corrige o refluxo que irrita o esôfago e resolve o problema causado pela hérnia de hiato.

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif O que é um Bypass Gástrico?
O bypass consiste em fazerem um corte numa pequena porção do estomago, a mais alta, onde criam uma pequena bolsa, que depois é ligado directamente ao intestino delgado, ou seja é feita uma passagem directa dos alimentos para o meio do intestino. Desta forma passa-se a comer menos quantidade, logo há um melhor resultado e uma maior perda de peso.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif O que é a Banda Gástrica?
É como um pequeno anel que aperta o estomago dividindo-o em duas partes, sendo que a parte superior é mais pequena dando a sensação de estomago cheio com pouca comida. A banda é feita de silicone e pode ser manipulada de acordo com as necessidades, ou seja, pode ser apertada ou alargada permitindo que se coma mais ou menos e consequentemente emagreça mais ou menos. Este tipo de cirurgia estão indicados para obesos em que o IMC não seja muito elevado e não necessitem de uma perda de peso tão grande.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif De que tamanho fica o estômago depois da cirurgia?
Em regra geral, o novo estomago fica com capacidade de aproximadamente 30ml. Como o tecido gástrico é elástico, esta capacidade não é o valor máximo que vamos conseguir comer.
Em geral, após alguns meses de cirurgia habituamo-nos a mastigar bem e conseguimos comer cerca de 25% da quantidade que comiamos antes... e o melhor... sentimo-nos saciados!

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif A dor pós-operatória é grande?
Ora bem! Aqui está uma pergunta que é comum... A dor é muito subcjetiva para ser avaliada!
Mas no meu caso pessoal, não tive dores e fui sempre medicada. No dia seguinte sentia-me bem, conversava e brincava e não tinha dores algumas, apenas sentia um pequeno incomodo com o peso do dreno...nada que não fosse suportável!
Mas cada pessoa é uma pessoa...não se pode fazer uma avaliação da dor como se fosse uma escala...

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif O que acontece com a outra parte do estômago (a que fica sem passar os alimentos) ?
Esta parte do estômago apesar de estar excluída de receber alimentos continuará a funcionar sem qualquer problema. Ele vai continuar a produzir as secreções gástricas normalmente. A unica diferença é que será numa quantidade menor, apenas isso.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Após a cirurgia, temos necessidade do orientaçao nutricional?
Sem dúvida! Desengane-se quem pensar o contrário...
Depois da cirurgia haverá uma dieta que gradualmente deixará de existir, pois as mudanças de habitos alimentares serão parte do nosso dia a dia (e é aqui que a dietista nos ajuda). Futuramente temos que ter uma alimentação saudável, sem que isso signifique passar fome ou comer a olhar para um papel com a dieta imposta!

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Qual é a velocidade da perda de peso?
A perda de peso varia de pessoa para pessoa. Ela ocorre em grande parte nos primeiros 7 meses. Depois disso a perda de peso vai diminuindo até a 1 ano e meio.
Existe uma média de perda de peso, que no final de 1 ano varia entre 30% a 40% do peso inicial.

 

Voltar ao topo da Pagina

 


sorriso.gif A perda de peso não pára? Podemos ficar magros demais? 

Geralmente, quem é submetido a esta cirugia precisa de perder muito peso. Muitas vezes, temos mais que o dobro do peso ideal. Assim, a perca de peso que é causada pela cirurgia, não é suficiente para deixar-nos magros em excesso. A maioria estabiliza o peso ficando um pouco acima do peso ideal Mas claro que há exceçoes á regra

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif O que acontece se comer demais?
Pois é...sentem uma má disposição e poderão até vomitar. Com o tempo conseguem perceber quando já comeram o suficiente e devem parar de comer para evitar a má disposição ou o vómito.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif A queda de cabelo é muito notória?
Sim. Qualquer tipo de emagrecimento rápido causa queda de cabelo. Mas é um problema temporário e que pode ocorrer do 3o. ao 11o. mês. Por isso nada de pânico! Poderão sempre minimizar o problema aumentando as proteinas na alimentaçao e tomar suplementos que contenham Zinco.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Existe mais alguma consequência notória?
Sim. Para além da queda de cabelo, tambem irão notar as unhas mais fracas e a pele mais seca, durante o primeiro ano...mas mais uma vez existe remédio...dar uso aqueles óleos maravilhosos para o corpo!!!

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif O que posso comer depois da cirurgia?
Após um período de dietas líquidas e pastosas, gradualmente são inseridos todos os alimentos.
Sensivelmente 6 meses depois pode-se comer de tudo (em relação ao Bypass). Não podem é nunca esquecer de mastigar muito, muito e muito. Em termos de quantidade, quando se acostumarem a mastigar bem os alimentos, conseguem comer cerca de 25% do que comiam antes da cirurgia

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif Existem riscos nestas cirurgias?
Há uma coisa que quero que percebam...
Se existe cirurgia...existe risco! Não existe uma coisa sem outra.
Mas o risco cirúrgico é relativamente baixo, comparado com o perigo de vida da obesidade morbida e quanto mais tempo passa mais doenças surjem e logo ...mais riscos.
No entanto este risco tem de ser considerado e nunca esquecido!

 

Voltar ao topo da Pagina

 

sorriso.gif A perda de peso muito rapida não traz riscos?
Geralmente, não. Durante a perda de peso tomamos vitaminas para evitar deficiências nutricionais e regularmente são feitas analíses para controle de alguma anomalía.

 

Voltar ao topo da Pagina

 

 

Envie o seu Testemunho

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.