Balão Intragástrico*
1971O balão intragástrico é um tratamento da obesidade que utiliza uma protese de silicone na forma de um balão que é colocado por endóscopia no estômago do obeso.
Esse balão é colocado vazio por via endoscópica (1) e depois insuflado com soro fisológico e um corante (2). O balão ocupa espaço no estômago (3) e dá ao obeso a sensação de saciedade com a ingestão de pequenas quantidades de alimentos atingindo assim a perda de peso desejável.
Esta é uma técnica temporária e é obrigatório retirar ou substituir o balão por via endoscópica após 6 meses, pois o mesmo aos poucos vai sendo corroído pelos ácidos estomacais.
A técnica do balão é indicada para obesos com IMC entre 35 e 40 que não conseguiram obter sucesso com outro método, e para super obesos, que necessitam perder peso antes da cirurgia de obesidade a fim de reduzir os riscos cirurgicos.
Embora a colocação de um balão seja um procedimento pouco invasivo, ele não é isento de riscos.
A sedação ou anestesia necessárias para a colocação ou retirada do balão tem alguns riscos (reacções alérgicas, arritmias cardiacas, complicações respiratórias ect..). Vómitos e desconforto na região do estômago são efeitos comuns, mas tendem a desaparecer, e que podem ser atenuados com medicação.
Para ser possivel detectar o vazamento do balão, ele é insuflado com um corante que provoca alteração na cor das fezes e urina. Caso aconteça o vazamento terá que ser retirado o balão de imediato.
O balão intragástrico é uma medida utilizada como auxiliar na cirurgia de obesidade.
Esta é uma tecnica não cirurgica e deve ser sempre acompanhada de uma reeducação alimentar, pois o obeso tende a engordar todo o peso perdido depois de retirado o balão, se não tiver alterado a sua alimentação durante esses 6 meses.