Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorda sim, mas com Humor!

Sou uma Ex-Obesa Morbida e criei este blog apenas para que a minha experiencia possa ajudar e esclarecer quem tambem sofre desta doença

Avaliação Psicológica*

Todos nós obesos que pretendemos submeter-nos à Cirurgia Bariátrica devemos antes passar por um preparo psicológico.

 

Torna-se fundamental um suporte psicológico antes e após a cirurgia bariátrica, apesar de muitas das vezes não termos consciência disso.

 

Há que ter em atenção que a cirurgia bariátrica, causará uma limitação física impedindo a ingestão de grandes volumes de comida, mas, o nosso estado psíquico em nada será afectado pelo bisturi. Não existe anestesia que resolva as aflições, frustrações e angústias e somente com um bom trabalho de equipa psicologo/paciente poderemos alcançar o sucesso da cirurgia bariátrica.

 

Um contacto inicial, para uma breve avaliação do nosso histórico, e relação com os outros e nós próprios, a decisão pela cirurgia, o medo inerente á cirurgia e suas consequências, a angústia dos riscos, as pressões familiares e expectativas são alguns factores que serão abordados, facilitando assim o trabalho do psicólogo

 

Algumas pessoas estão em momentos de especial angústia ou de depressão, ou até mesmo numa euforia excessiva, com expectativas exageradas com os resultados da cirurgia, todos esses aspectos deverão ser trabalhados antes de se pensar na operação.

 

O modo como cada um de nós se relaciona com a comida é muito importante na avaliação pré-cirúrgica, tornando-se necessário focalizar o lugar ocupado pela comida na vida de cada um, pois a maioria de nós engorda e come compulsivamente, não porque sente uma fome física e sim, psicológica, ou seja, comemos porque nos sentimos tristes, ansiosos, stressados ou frustrados e usamos a comida como um nutriente emocional inadequado, escondendo as nossas próprias emoções através da comida.

 

O objectivo do psicólogo é ajudar-nos a encontrar com consciência as causas verdadeiras da compulsão e assim se detectar as possibilidades de mudança, descobrindo-se outras fontes de prazer.

 

Após a cirurgia temos que nos adaptar a um novo estilo de vida que é completamente diferente ao anterior lidando com situações de privação de alimentos que antes eram ingeridos em grande quantidade, se não conseguirmos lidar com esta privação, podemos acabar transferindo a compulsão para outros vícios e é aqui que a ajuda psicológica é importante.

 

Para muitos de nós, a obesidade funciona como uma defesa e até como uma boa desculpa para não ter uma vida social e afectiva. "Não vou ali porque sei que vou encontrar conhecidos que me vão dizer que estou gorda", "Não encontro emprego porque estou gorda",”Não vou á praia porque estou gorda!” etc.


Depois do emagrecimento, estas desculpas já não podem mais existir e temos que aprender a lidar com uma nova realidade e principalmente aceitar que agora somos uma pessoa sem limitações físicas.

 

Quem opta pela cirurgia deve saber que está a optar por enormes mudanças internas e externas, no qual tem um período de adaptação emocional, física e social, mas principalmente está a optar por uma melhor qualidade de vida.

 

A ajuda psicológica na reorganização desta nova vida, num corpo diferente é imprescindível e apesar de não nos apercebermos o trabalho do psicólogo vai mais fundo que o bisturi do cirurgião. sorriso.gif

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.