Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorda sim, mas com Humor!

Sou uma Ex-Obesa Morbida e criei este blog apenas para que a minha experiencia possa ajudar e esclarecer quem tambem sofre desta doença

Avaliação Nutricional*

Todos nós devemos estar consciencializados quanto às mudanças alimentares na nossa vida depois da cirurgia bariátrica .
Para que o procedimento se torne um sucesso duradouro é fundamental o acompanhamento nutricional no pré –operatório e pós-operatório, e que ele seja adquirido para o resto das nossas vidas.
O objectivo do acompanhamento nutricional é buscar o bem estar físico e emocional, através da selecção dos alimentos que contenham os nutrientes adequados, e que atendam às necessidades de cada um de nós para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição.

 

O aconselhamento nutricional no período pré–operatório é uma forma de nos preparar para o sucesso no pós-operatório. Ele tem como objectivo promover a perda de peso inicial, reforçando a nossa percepção de que a perda de peso é possível (apesar de nós os obesos, considerarmos que nos pedem metas inalcançáveis), identificando os erros e transtornos alimentares, mostrando-nos assim expectativas reais de perda de peso, preparando-nos para a alimentação no pós-operatório e assim verificarem o potencial para o sucesso da cirurgia de cada um de nós.

 

Através de alterações simples e práticas no pré operatório começamo-nos consciencializar e a prepararmo-nos para as mudanças que os nossos hábitos alimentares irão sofrer. É uma forma de nos “treinar” a comer devagar, mastigando bem os alimentos, com "garfadas" pequenas e espaçadas e assim estarmos motivados a uma escolha de alimentos com qualidade.
Este processo facilitará o pós-operatório, evitando desconfortos e favorecendo a perda de peso saudável, principalmente a massa gorda.

 

A alimentação no pós operatório deve ser de baixo teor calórico, mas ser nutricionalmente completa e fraccionada, ou seja, ingerirmos pequenos volumes várias vezes ao dia.

 

No caso da cirurgia bypass gástrico e banda gástrica existem 3 fases pelo qual a dieta é composta:

 

1ª Fase Dieta Liquida tem duração de 30 dias e a alimentação deve ser totalmente liquida, sem pedaços ou resíduos.


2ª Fase Dieta Pastosa é uma fase de transição com duração de 15 dias sensivelmente, e é importantíssimo que tenhamos aprendido a mastigar bem e comer devagar.


3ª fase Dieta de sólidos da 2ª para a 3ª fase a evolução é gradual até chegarmos a uma alimentação normal. É nesta altura que temos que dar uso aos dentes e não sermos preguiçosos ou apressados em mastigar.sorriso.gif

 

Tenham em atenção que a variedade de alimentos é fundamental para prevenção de deficiências nutricionais é preferivel perder peso mais devagar mas de forma saudável!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.