Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorda sim, mas com Humor!

Sou uma Ex-Obesa Morbida e criei este blog apenas para que a minha experiencia possa ajudar e esclarecer quem tambem sofre desta doença

[34] Maria José - Tunisia


 

Nome: Maria José Rosa

Idade: 46 Anos

Peso:111 kg

Altura:1,55

Situação:Colocou Banda Gástrica em 2002

Data do Testemunho: 18.06.2007

 

 

Chamo-me Maria-José ROSA, (5/10/60) casada, dois filhos adolescentes.Nasci no ribatejo, mas vivi 37 anos em França, e agora vivo na Tunisia hà 8 anos !Uma vida de imigraçao ! Vivi sempre com saudades do meu querido paìs !

Como muitas moças, quando era pequena nao era gorda, mas rechonchuda, e como as francesas eram todas umas magricelas, aos 13 anos tive complexos e entao decidi emagrecer duranto o verao 1973, em dois meses emagreci de 7 kilos e desde ai me senti muito bem até aos 27 que conheci meu marido ! Entretempo, eu engordava um pouco e fazia uNs regimes leves, chàs, etc... que levavam tudo ao seu lugar rapidamente, tambem adorava dançar, fazer mota, brincar, judiar, enfim era livre e jovial, viajava muito, estava bem e feliz !!!!

Depois encontrei meu marido... o destino està sempre marcado, o meu estava marcado assim, e fui pouco a pouco perdendo a jovialidade e a confiança em mim ! as frustraçoes fizeram me "inchar" pois eu que antigamente derretia o que comia (e bem !) na dança e outras actividades, e depois nao, nao é preciso fazer-vos um desenho, cheguei a 80 kgs num instante, e a receber os sarcasmos do meu marido ! Como vivia em França naquela altura, pude beneficiar de 3 estadias em clinicas dietéticas onde durante 3 semanas comiam-mos de maneira calculada, e o facto de estar totalmente despreocupada das cargas de casa, o espirito relaxado, fazia com que conseguisse sempre emagrecer bem, sem dificuldade, mas depois d'um certo tempo, voltavam outra vez os kilos ..... Depois tive os meus pequeruchos, seguidos, e cheguei a pesar 100 kgs !

Outra etapa de vida que nao arjudou nada ao meu caso, fomos viver para a Tunisia, longe da minha familia, e ainda mais longe do meu querido Portugal, o clima é muito parecido com o nosso ! por isso, nao hesitei em vir para cà de livre vontade ! Mas os nervos e o cansaço, e as frustraçoes, pois com dois meninos traquinas e desenquietos, um marido, os nervos ficam um pouco abalados !

Em 2002 ouvi falar na banda gastrica, e fui a França (onde tenho seguro pois o meu marido é gerente là duma sociedade) para pôr a banda, fui apertada ao fim de 3 semanas (coisa rara mas eu expliquei que vivia em Tunisia e que nao podia voltar com facilidade) , emagreci pouco, voltei là mais duas vezes, até que em 2003 apertaram aquilo de tal maneira que consegui perder ao todo 30 kgs, éra toda a gente a felicitar-me do peso perdido que jà se notava bem !

Eu senti logo muita diferença em mim, estavas mais leve (puxa !), menos dores nas articulaçoes, de saber que ia andar uns 300 métros jà nao me espantava nada !Jà nao tinha tantas banhas portanto jà nao tinha problemas de transpiraçao debaixo do peito e da barriga (que bom), mas comecei a ficar com "asas de morcego" e um papinho debaixo do pescoço com a pele um pouco inrugada, isso é que éra mais chato ! O problèma que surgiu foi que a banda estando muito apertada, eu vomitava muito (rejeitava tudo o que nao passava atraves da banda), e entao fiquei com a tracceia irritada, e de noite nao conseguia dormir bem porque a saliva acumulava-se e acabava para me sufocar de noite, deitava uma espuma escura e até pensei sê là o quê (cancro ou coisa parecida) tive medo e voltei a França para um desaperto da banda !

A partir desse desaperto em 2004 (que foi demais) voltei a engordar novamente, e comia de tudo, por isso em 2005 e 2006 voltei a Paris para apertar novamente mas eles no dossier deles nao tinham concerteza apontado que tinha tirado liquido em 2004, ou entao em vez de pôr a menos esqueceram-se de assinalar a menos, o que faz que em 2005 e 2006 fizeram as contas ao liquido (serum) enfiado là para dentro a partir de conta errada desde 2004 ! estao a perceber ? por isso o ano passado me disseram que eu estava apertada ao maximo, coisa impossivel tecnicamente pois eu continuava a poder comer de tudo e beber lindamente bem...coisa impossivel quando argola està bem apertada !

Agora, no fim de maio 2007, voltei novamente para fazer um exame compléto, radiografia, transito...., endoscopia, enfim parti novamente de O, viram se eu tinha alguma fuga no circuito da banda (nao tudo ok) e depois tiraram me o liquido todo (sò là tinha 2 cc ! por isso é que tudo passava !!!). agora fui apertada a 4 cc, e como senti que nao chegava pedi mais outro aperto antes de partir para a tunisia, ou que seja a 5 cc ! e jà perdi em 15 dias, 4 kilitos !

Por isso nao desanimem, se nao perdem é porque a banda nao està muito apertada !Mas tambem pôde acontecer algum problèma com o porte, ou banda fora do sitio, por isso convem fazer regularmente controles !E terminei a minha longa apresentaçao, e agradeço muito à Gina para esse seu blog que é uma pura maravilha e nos ajuda muito. Parabens para ela que emagreceu bastante, e todo o meu apoio para uma vida nova e linda !