Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Gorda sim, mas com Humor!

Sou uma Ex-Obesa Morbida e criei este blog apenas para que a minha experiencia possa ajudar e esclarecer quem tambem sofre desta doença

Problemas Associados...

Hoje achei melhor falar sobre algo que a todos preocupa...Os Problemas associados!
Antes demais terão que ter em atenção que as cirúrgias bariátricas não modificam a vontade de comer determinados alimentos, e tão pouco de comer nas quantidades a que estamos habituados.
As cirurgias são apenas uma das etapas importantes, mas não a essência do tratamento da obesidade, a rigorosa seleção dos alimentos e o acompanhamento por equipa médica é indispensável para o sucesso do tratamento.


No Bypass Gástrico: as complicações pós-operatórias poderão estar relacionadas com a terapêutica nutricional, e acontece quando não se está suficientemente disciplinado nas regras de alimentação.
Ao tentar "enganar" todo o preparo pré-operatório do nutricionista, não cumprindo as técnicas por ele apresentadas, resultará em vómitos frequentes, obstrução esôfago-gástrico com pedaço de alimentos, que causa desconforto e um emagrecimento acompanhado de carências nutricionais.
Outro problema associado é que como o alimento não é bem absorvido, o paciente pode desenvolver carência de vitaminas e sais minerais, o que o faz que tenha de tomar suplementos vitamínicos.
A ingestão de alimentos muito doces pode provocar mal-estar, caracterizado por sudorese e taquicardia.
Depois desta cirurgia,que é irreversivel, torna-se inacessivel o estômago e o duodeno à investigação diagnóstica
Há um risco de morte de cerca de 1,5% (causada, por exemplo, pela abertura dos agrafos e espalhamento do conteúdo intestinal, com conseqüente septicemia).


A Banda Gastrica não apresenta bons resultados entre as pessoas que gostam muito de doces e/ou de bebidas alcoólicas,pois as pessoas que não conseguem modificar o seu padrão alimentar passam por cima dos possíveis benefícios da colocação da banda por exemplo: (Uma pessoa que tome uma chávena de leite condensado ou uma dose de whisky, estará a ingerir muitas calorias, apesar de ser um pequeno volume de alimento).
Esta cirurgia resulta numa menor perda de peso, e por isso exige a realização de uma dieta hipocalórica ou de um aumento da actividade física.
Esta cirurgia reversivel tem o risco duma qualquer outra cirurgia de grande porte ( < 0,5 % ), mas existe e deve ser considerado, principalmente porque o obeso, normalmente, já possui alterações respiratórias, circulatórias e cardíacas.

ATENÇÃO
É necessário que todas as pessoas que pretendam submeter-se ao tratamento cirúrgico devem estar cientes dos riscos e consequências que correm quando sofrem de uma intervenção deste porte.

 

sorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gif

 

Ora aqui tou eu de novo!!

Quanto á cirurgia está tudo a correr maravilhosamente...

A dieta...sinceramente, julguei que iria ser mais penosa...colher em predominancia.gif

Mas para quem goste de leite, iogurtes e sopa não custa esta dieta liquida onde a colher tem predominância.

112kg.jpg
Mas já passou 1 mês que fui operada, (como o tempo passa!) e o balanço, é muito positivo porque a balança assim o diz sorriso 112Kg!


Apartir deste mês de Dezembro talheres_dancando.gif já poderei começar com uma alimentação mais sólida (cremes, purés,picados, sopas cremosas e alguma fruta cozida e assada), finalmente poderei dar uso a ambos os talheres...

 

 

sorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gifsorriso.gif

 

Estão por aí a chegar umas surpresas para este blog...e uma delas será uma página que quero criar dentro do blog com ...testemunhos!

 

 

Testemunhos para quem fez cirurgia (bypass, banda ou outra) onde falem da vossa experiencia e vivencia com a obesidade/cirurgia.Podendo colocar ou não fotos.

Testemunho para quem aguarda pela cirurgia onde falem da vossa angustia, medos, duvidas ect..

Testemunho para quem não fez, mas procura ajuda onde falem da vossa luta em conseguir lidar com a obesidade

Testemunho para quem conseguiu emagrecer com dietas ou ginastica (Meus Parabens!) onde contem a vossa luta com a obesidade e a balança

Ou seja, todos podem dar o seu testemunho!! O meu intuito ao fazer esta página de testemunhos ...é apenas desejar que com ela possa ajudar mais pessoas, visto que apenas posso transmitir a minha vivência com a cirúrgia do Bypass Gástrico.

Assim convido-vos a participar e a dar o vosso testemunho sobre o vosso relacionamento com a obesidade.

O envio de fotos não é obrigatório. Se quiserem participar enviem o vosso testemunho para gmaria38@sapo.pt

18 comentários

Comentar post