Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Gorda sim, mas com Humor!

Sou uma Ex-Obesa Morbida e criei este blog apenas para que a minha experiencia possa ajudar e esclarecer quem tambem sofre desta doença

[14] Carla Franco

 

 

 

Nome: Carla Franco

Idade: 23 Anos

Altura:1,62

Peso: + de 150Kg

Situação: Aguarda a cirurgia Bypass Gastrico

Data do Testemunho: 01.01.2007

 

 

A minha história começou desde muito cedo... afinal eu já nasci uma bébé gordinha... tinha 4kg e 50 gramas.
Aos três anos de idade tive de ser operada as amigdalas e aos adnoides.. coisas normais de criança.. fui operada em particular.. para garantir ser melhor tratada.. pois em particular sempre se pensou que era melhor que no público.. mas a operação não correu bem.. e fiquei com asma atópica.

Passei a ter crises muito frequentes.. quase dia sim dia não a ir para o hospital com ataques de asma.. e foi aí que os meus pais ouviram falar num medico muito bom.. para a asma.. o Dr. Melo Rocha.. comecei a fazer tratamento para a asma.. (cortizona) e as melhorias foram logo muitas.. mas gordinha como já era.. fui ficando mais.. mas o tratamento era imprescindivel para mim.. era o único que me fazia algum efeito.. mas em contra partida fazia me inchar.

Comecei com vacinas todos os dias.. com o passar do tempo dia sim dia não.. depois semanalmente.. até quinze em quinze dias.. até hoje.. que só tomo quando tenho crises. Apesar de tanta cortizona tomada durante quase vinte anos... até aos meus 13 ou 14 estava gorda.. mas nunca tão exagerada como hoje em dia....

Começou a adolescência e com ela as minhas tentativas de emagrecer... dietas caseiras.. que não resultavam.. idas a nutricionistas e dietas acompanhadas por eles.. que o emagrecimento era tão lento que fazia a primeira semana com todo o entusiasmo, a segunda como não via resultados começava a desmoralizar.. e na terceira semana já começava com pequenos “deslizes” e quando dava por mim já não estava a fazer dieta nenhuma.. mudava de nutricionista.. idas a psicologos..tudo o que ouvia que era bom os meus pais faziam o esforço e lá ia eu para mais uma tentativa de emagrecer... mas sempre em vão...

Até certo dia que ouvimos falar de mais um medico em Lisboa.. o Dr. Martins de Castro, e mais uma vez lá ia eu.. feitas analises.. receitou me um monte de comprimidos para tomar.. e mais uma dieta.. fiz com toda a força.. emagreci.. 27kg em 3 meses.. estava radiante.. tinha atingido o peso ideal para mim naquela altura.. tinha 60kg.. estava maravilhada.. super feliz.. mas não me sentia bem.. sentia me tão fraca.. só o facto de fazer a minha cama era o suficiente para eu desmaiar quase.. mas eu não me importava.. afinal tinha conseguido emagrecer... fui a mais uma consulta.. entre tantas que já tinha ido.. e ele disse que eu não precisava mais de tomar os comprimidos, visto que já tinha emagrecido e estava com o peso ideal.. e começou algo que até hoje nunca mais se controlou..

Comecei a engordar sem controlo.. parecia um balão a inchar.. inchar.. inchar.. fiquei com principio de anemia.. de tao fraca que estava.. fiquei com falta de cálcio.. e bastou me torcer o pé para fazer uma fractura no pé.. mas no hospital (de sintra, quando ainda existia) disseram que não era nada.. era “mariquisse” minha! Mesmo cheia de dores lá andava eu.. afinal nao tinha nada.. mas depois acabou por partir.. bastou uma pequena pisadela.. de uma criança!!!!

Fui obrigada a ficar em repouso absoluto.. e andei de canadianas um ano e três meses.. e inchava.. inchava.. afinal pouco me mexia.. estava mesmo proibida pelos medicos..pois senão teria que fazer um excerto de osso e perdia o andar durante dois anos e depois seria como voltar a aprender a andar.. o que demora imenso tempo.. mas quando tudo acabou lá fui eu para mais dietas.. e inscrevi me na natação para ajudar.. andei ainda bastante tempo na natação.. mas depois tive de deixar porque alarguei muito nas costas e nos ombros e que me poderiam causar problemas de coluna.. tentei fazer de tudo o que ouvia.. ouvi falar da Herbalife e também tentei.. mas nada resultou.. até que fui a minha médica de familia e ela me falou na cirugia.. e lá fui eu.. onde ainda hoje aguardo para cirugia.. já a mais de dois anos.. pois entretanto com problemas de asma pelo meio.. um internamento tambem.. que se veio a descobrir que tenho apneia do sono.. e actualmente durmo com cipap já vai fazer em maio dois anos.. então tenho mais riscos na operação e tenho de fazer muito mais exames que o normal.. que já eram muitos e ser acompanhada também por um pneumologista..

Mas as previsões são para junho deste ano (2007) o que já é uma luz ao fundo do tunel.. para quem esperou todo este tempo já é tao bom saber uma previsão!!
Perdi completamente o controlo por mais tentativas que faça para tentar baixar o meu peso.. e com isso sempre foi afetando a minha vida.. social.. escolar.. afectiva.. tudo..até as amizades.. que eram poucas muito poucas... isolava me muito era capaz de passar dias e dias sem sair de casa.. era muito doloroso sair a rua e ouvir comentários, por mais baixo que as pessoas falassem.. ou mesmo ouvir bocas.. das mais diversas possíveis.. desde crianças a adultos e pessoas idosas.. cada comentário parecia uma facada em mim.. então a melhor solução era não sair.. assim ninguém me ia ver.. então tambem não iam comentar!!

As amizades que eram muito poucas.. contavam se pelos dedos das mãos.. senão de uma mão... os namoros falhados.. poucos.. mas falhados.. até que um dia com das poucas amizades que tinham que me vinham buscar a casa para me obrigar a sair e passar um fim de semana a casa delas.. que o faziam muitas vezes.. e que adorava e me acabava por divertir.. pois com elas não ouvia bocas.. sentia me bem.. nao era humilhada nem rejeitada.. conheci numa dessas saidas varios amigos comuns delas.. e o que é hoje a pessoa que mais amo na vida.. que é actualmente o meu marido.. alguém que nunca teve vergonha de mim.. que sempre me tratou como uma pessoa normal.. pois aos olhos das outras pessoas eu era anormal.. mas aos dele não.. e gostou de mim tal como estou! GORDA!

Sempre me disse que não é o exterior o mais importante.. mas sim o interior.. são poucas as pessoas a pensar assim, mas ele nunca sentiu vergonha de sair comigo, de me apresentar aos amigos.. á familia.. em fazer parte da sua vida.. digamos que foi um anjo que me caiu do céu.. que me apoia muito muito.. todos os dias.. pois actualmente tenho muitas limitações mas ele da-me sempre força.. tem sempre uma palavra de conforto para mim... desde quando vamos sair a algum lado ir ver se as cadeiras dão para mim.. pois se tiverem braços eu não me consigo sentar, ou o facto das cadeiras de plastico de uma esplanada nao dar para mim.. arranja sempre maneira de conseguir fazer as coisas.. e se não der vamos a outro lado.. a ajudar me a cuidar da casa.. a cuidar de mim quando não estou bem.. actualmente tambem estou com dor ciatica.. que por vezes fico muito atacada.. dores horriveis.. e ele sempre ali ao meu lado.. a apoiar me..a ajudar me em tudo.. desde o deitar.. como a simples coisa de apertar os atacadores dos ténis.. essas coisas que só quem passa por isso é que sabe dar o valor.. que só uma pessoa num estado de obesidade mórbida sabe realmente o que é.. e infelizmente eu sei bem o que é.. mas estará a chegar ao fim este tormento todo.. pois aguardo a cirugia (by pass gastrico) para breve.. e quando fizer a cirugia eu darei um novo testemunho com o decorrer do meu processo de EMAGRECIMENTO!!!!!!!! :)

Espero que este meu testemunho ajude muitas pessoas, pois conhecer pessoas que estão ou já estiveram obesas tem me dado muita força. Obrigado :)
Se quiserem falar comigo podem mandar mail ou pelo msn (ckc__@hotmail.com)
beijinhos a todos e até um novo testemunho com menos “peso” :)